quarta-feira, 28 de março de 2012

sistemas excretores


SISTEMAS EXCRETORES

I. INTRODUÇÃO
         Designa-se como sistema excretor qualquer conjunto de órgãos que, num organismo, é responsável pela manutenção do meio interno, regulação do teor de água e sais minerais e eliminação de resíduos nitrogenados formados durante o metabolismo celular.
       
II. TIPOS DE SISTEMAS NOS HUMANOS
         No ser humano podemos considerar como sistemas excretores o sistema urinário (onde é produzida a urina) e a pele (que produz suor através das glândulas sudoríparas). O sistema respiratório, ao eliminar dióxido de carbono, que é um dos principais resíduos da respiração celular.

III. FUNÇÃO
         Eliminar as substâncias que estão em excesso, para manter o equilíbrio, chamado de equilíbrio dinâmico, que é fundamental para o bom funcionamento da célula com o meio. Homeostase.

IV. CONCEITOS BÁSICOS
 - Diálise do sangue: Filtração do sangue pelo rim;
- Diurese: Processo de formação da urina;
- Micção: Ato de urinar;
- Substância diurética: Aumenta a formação da urina;
- Cálculo Renal: Pedras nos rins ou Ureter, causada pela má alimentação e a falta de água.
- Infecção urinária (cistite): Ardência na micção. Lesões na uretra por traumatismo ou bactérias.

V. COMPONENTES DO SISTEMA URINÁRIO HUMANO E FORMAÇÃO DA URINA
ÓRGÃOS DO SUH: RINS,URETERES,BEXIGA URINÁRIA E URETRA
 Néfronio - Unidade funcional dos rins;
- Etapas da atividade renal em cada néfron:
01. Ultrafiltração renal nos glomérulos. Passagem de água, íons, aminoácidos, glicose e vitaminas do plasma para a cápsula de Bowman.
02. O filtrado glomerular passa para o túbulo contorcido proximal, ocorrendo transporte activo de sódio de volta para o sangue. Processo este estimulado pelo hormônio chamado aldosterona (das supra-renais).
03. Na alça de Henle, há reabsorção de água, e a urina primária torna-se mais concentrada. Este é o local de maior reabsorção de água.
04. No túbulo contorcido distal volta a acontecer o transporte activo, com reabsorção de glicose e aminoácidos. Mas neste local também há reabsorção passiva de água, estimulada pelo ADH (hormônio antidiurético).
05. O líquido que chega nos tubos colectores já não contém mais aminoácidos, glicose ou vitaminas, o seu teor de água é relativamente pequeno, e ele já pode ser considerado urina.
- SUBSTÂNCIAS REABSORVIDAS: Água, Glicose, Eletrólitos, Aminoácidos, Vitaminas;
- SUBSTÂNCIAS EXCRETADAS: Água, Uréia, Ácido Úrico, Amônia, Creatinina, Resíduos metabólicos; Controle Hormonal da Diurese: ADH - Hormônio Anti-Diurético; - Produção na Hipófise (glândula do cérebro que produz e armazena hormônios); - Actua no Néfron aumentando a reabsorção, e portanto diminuindo a diurese.
Obs: O álcool inibe a produção de ADH, aumentando assim a diurese.
Diabetes insípida : - Diminui a produção do ADH; - Poliúrica; - Desidratação intensa; - Sede excessiva;
VI. EXCREÇÃO NOS ANIMAIS:
- Difusão Direta: Invertebrados inferiores, com exceção dos platelmintos que possuem célula-flama, especializada na excreção. Os anelídeos possuem nefrídias e os insetos fazem sua excreção através dos túbulos de Malpighi;
- Rins: Todos os vertebrados fazem excreção através dos rins;
- Pronefros: Próximos à cabeça, estão tubos em nefróstoma, presentes nos platelmintos;
- Mesonefros: Região média do corpo, tubos com nefróstoma e glomérulos. Como nos peixes e anfíbios;
- Metanefros: Região posterior do corpo, apenas com glomérulos. Répteis, aves e mamíferos.
VII. PRINCIPAIS CATABÓLITOS
- Amônia: Excretada por animais aquáticos, muito solúvel em água e muito tóxica, por isso deve ser diluída em alto volume de água. Chamados de amoniotélicos.
- Uréia: Excretada por animais terrestres não ovíparos (anfíbios e mamíferos), menos tóxica que a amônia. O que representa uma economia hídrica. Chamados de ureotélicos.
- Ácido Úrico: O menos tóxico dos três, e também o menos solúvel em água. Excretado por insetos e vertebrados ovíparos terrestres (maioria dos répteis e aves). Chamados de uricotélicos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário