quarta-feira, 7 de março de 2012

REVISÃO DE BIOLOGIA II - ´1º ANO - CAP. 01 e 02


COLÉGIO SANTA ISABEL – DISCIPLINA: BIOLOGIA II – 1º ANO – REVISÃO SOBRE TAXONOMIA E VÍRUS

PROF. ERNESTO PEDRO

REVISÃO COMENTADA

01. EXPLIQUE O QUE É TAXONOMIA E CITE AS CATEGORIAS TAXONÔMICAS.

RESPOSTA: É O RAMO DA BIOLOGIA QUE ESTUDA A CLASSIFICAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DOS SERES VIVOS POR REINOS. ATUALMENTE TEMOS NOVE CATEGORIAS TAXONÔMICAS, DE MODO ASCENDENTE, DO MENOR PARA O MAIOR, SÃO ELAS: ESPÉCIE, GÊNERO, FAMÍLIA, CLASSE, ORDEM, FILO (DIVISÃO, SOMENTE PARA VEGETAIS), REINO, DOMÍNIO E VIDA. PORÉM, VALE SALIENTAR QUE, AS CATEGORIAS QUE MERECEM DESTAQUE E MAIS USADAS SÃO SOMENTE SETE, EXCLUINDO-SE ASSIM, AS DUAS ÚLTIMAS. LEMBRE-SE DA DICA: REFICOFAGE



02. DIFERENCIE A CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS DE ARISTÓTELES E DE LINEU.

RESPOSTA: O FILÓSOFO GREGO ARISTÓTELES FOI UM DOS PIONEIROS NA CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS, PORÉM ELE TRATAVA DE CLASSIFICAR SOMENTE OS ANIMAIS E AINDA, DE ACORDO, SOMENTE COM O TIPO DE HABITAT. A CLASSIFICAÇÃO DE LINEU É MAIS ABRANGENTE E ENTROU EM CIRCULAÇÃO, CERCA DE 2.000 ANOS DEPOIS DA DE ARISTÓTELES. LINEU NÃO SE REFERE A UM GRUPO ESPECÍFICO DE SERES VIVOS E SIM MANTÉM O SEU TRABALHO SOBRE TODOS OS REINOS, ALIÁS, FOI ELE UM DOS PIONEIROS EM DIVIDIR OS SERES VIVOS POR REINOS.



03. CITE OS REINOS DOS SERES VIVOS, DE ACORDO COM OS DOMÍNIOS.

RESPOSTA: SEGUNDO A NOVA CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS, FOI ACRESCENTADA UMA NOVA CATEGORIA TAXONÔMICA, O DOMÍNIO. SEGUNDO ESTA NOVA CLASSIFICAÇÃO OS SERES VIVOS SÃO CLASSIFICADOS EM TRÊS DOMÍNIOS A SE SABER:

1.      ARCHEA (ARQUEOBACTÉRIAS): FORMADO POR INDIVÍDUOS PROCARIONTES, UNICELULARES, HETEROTRÓFICOS;

2.      BACTERIA (BACTÉRIAS VERDADEIRAS): FORMADO POR INDIVÍDUOS PROCARIONTES, UNICELULARES, AUTOTRÓFICOS        OU HETEROTRÓFICOS;

3.      EUCARIA (REÚNE TODOS OS DEMAIS REINOS): FORMADO POR INDIVÍDUOS EUCARIONTES, UNI OU PLURICELULARES, AUTO OU HETEROTRÓFICOS.



04. EXPLIQUE E EXEMPLIFIQUE OS TERMOS ABAIXO:

A) PROCARIONTES:

RESPOSTA: SÃO SERES VIVOS QUE POSSUEM O NÚCLEO DESORGANIZADO (NÃO APRESENTA A CARIOTECA, MEMBRANA QUE PROTEGE O NÚCLEO), PRIMITIVO, CUJO MATERIAL GENÉTICO ENCONTRA-SE DISPERSO NO CITOPLASMA. UM EXEMPLO DESSES SERES SÃO AS BACTÉRIAS.



B) EUCARIONTES:

RESPOSTA: DE FORMA CONTRÁRIA AOS SERES PROCARIONTES, ESTES SERES VIVOS POSSUEM O NÚCLEO ORGANIZADO (APRESENTA A CARIOTECA), CUJO MATERIAL GENÉTICO ENCONTRA-SE PROTEGIDO E DENTRO DO NÚCLEO. UM EXEMPLO DESSES SERES SÃO TODOS OS INDIVÍDUOS DOS REINOS PROTOCTISTAS, FUNGI, PLANTAE (METAPHITA, PLANTAS, VEGETAIS) E ANIMALIA (METAZHOA, ANIMAIS).



C) UNICELULARES:

RESPOSTA: SÃO OS SERES VIVOS FORMADOS POR UMA ÚNICA CÉLULA. EXEMPLO DESSES SERES SÃO AS BACTÉRIAS, ALGUNS FUNGOS, PROTOZOÁRIOS E AINDA ALGUMAS ESPÉCIES DE ALGAS.



D) PLURICELULARES:

RESPOSTA: SÃO OS SERES VIVOS FORMADOS POR DUAS OU MAIS CÉLULAS. SÃO AINDA CONHECIDOS COMO MULTICELULARES. EXEMPLO DESSES SERES SÃO ALGUNS FUNGOS (COGUMELO), ANIMAIS E PLANTAS.





05. EXPLIQUE COMO DEVE SER ESCRITO O NOME DA ESPÉCIE, SEGUNDO LINEU.

RESPOSTA: LINEU FOI QUEM COLOCOU ORDEM NA BAGUNÇA QUE EXISTIA NA CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS. ELE ESTABELECEU QUE A ESPÉCIE DEVERIA SER ESCRITA:

1)      DE MANEIRA BINOMIAL (GÊNERO+NOME ESPECÍFICO). GÊNERO COM LETRA INICIAL MAIÚSCULA E AS DEMAIS MINÚSCULAS, COM EXCEÇÃO QUANDO O NOME ESPECÍFICO FIZER HOMENAGEM A ALGUÉM, COMO Tripanossoma cruzi OU T. Cruzi

2)      EM LATIM OU LATINIZADA;

3)      EM ITÁLICO OU EM NEGRITO, PARA DESTACAR DAS DEMAIS PALAVRAS;

4)      SUBLINHADA OU ENTRE ÁSPAS.



06. EXPLIQUE E EXEMPLIFIQUE:

A) ÓRGÃOS VESTIGIAIS:

RESPOSTA: SÃO AQUELES QUE, EM ALGUNS ORGANISMOS, ENCONTRA-SE COM TAMANHO REDUZIDO E GERALMENTE SEM FUNÇÃO, MAS EM OUTROS ORGANISMOS SÃO MAIORES E EXERCEM FUNÇÃO DEFINITIVA. A IMPORTÂNCIA EVOLUTIVA DESSES ÓRGÃOS VESTIGIAIS É A INDICAÇÃO DE UMA ANCESTRALIDADE COMUM. UM EXEMPLO BEM CONHECIDO DE ÓRGÃO VESTIGIAL NO HOMEM É O APÊNDICE VERMIFORME, ESTRUTURA PEQUENA E SEM FUNÇÃO.


































B) ÓRGÃOS ANÁLOGOS:

RESPOSTA: SÃO ÓRGÃOS DE SERES VIVOS QUE DESEMPENHAM FUNÇÕES SEMELHANTES EM DIFERENTES ORGANISMOS, PORÉM APRESENTANDO ORIGEM EMBRIONÁRIA E ESTRUTURA ANATÔMICAS DIFERENTES. UM EXEMPLO DE ÓRGÃOS ANÁLOGOS SÃO AS ASAS DAS AVES E DOS INSETOS QUE, APESAR DE DISTINTAS QUANTO À ESTRUTURA E ORIGEM EMBRIONÁRIA, TÊM A MESMA FUNÇÃO: PERMITIR O VÔO.



C) ÓRGÃOS HOMÓLOGOS:

RESPOSTA: SÃO ÓRGÃOS DE SERES VIVOS QUE TÊM ORIGEM EMBRIONÁRIA SEMELHANTE E PODEM DESEMPENHAR FUNÇÕES DISTINTAS, COMO A ASA DO MORCEGO, ADAPTADA PARA O VÔO ; E AS NADADEIRAS DO GOLFINHO, ADAPTADAS PARA A NATAÇÃO.



07. PARA MUITOS CIENTISTAS OS VÍRUS NÃO PODEM SER CONSIDERADOS SERES VIVOS E VOCÊ CONSIDERA OS VÍRUS COMO SENDO SERES VIVOS OU MATÉRIA INANIMADA? JUSTIFIQUE.

RESPOSTA: BASEADO NA IDEIA DE QUE, PARA SER CONSIDERADO SER VIVO TEM QUE TER CÉLULA E AINDA COMO MATERIAL GENÉTICO DNA E RNA, OS VÍRUS NÃO PODEM SER CONSIDERADOS PERTENCENTES AO REINO DOS SERES VIVOS; POIS SÃO ACELULARES E POSSUEM AINDA SÓ UM TIPO DE ÁCIDO NUCLEICO (DNA OU RNA) E COM UMA EXCEÇÃO, ODE APRESENTAR OS DOIS ÁCIDOS AO MESMO TEMPO. OS VÍRUS SÃO PARASITAS: DEPENDEM DA CÉLULA HOSPEDEIRA PARA TODAS AS SUAS FUNÇÕES BIOLÓGICAS. AO CONTRÁRIO DE VERDADEIROS SERES-VIVOS, ELES NÃO PODEM SINTETIZAR PROTEÍNAS, POIS NÃO POSSUEM RIBOSSOMOS (ORGANELA CELULAR RESPONSÁVEL PELA TRANSCODIFICAÇÃO MRNA -> PROTEÍNA); OS VÍRUS UTILIZAM OS RIBOSSOMOS DAS CÉLULAS HOSPEDEIRAS PARA ESTA TAREFA.



08. SOBRE AS DOENÇAS VIRÓTICAS ABAIXO, CITE O CONTÁGIO, TRATAMENTO E PREVENÇÃO.



DOENÇAS
CONTÁGIO (CONTAMINAÇÃO)
TRATAMENTO
PREVENÇÃO
MAT. GENÉTICO
DENGUE
PICADA DO MOSQUITO Aedes aegypti
ANTITÉRMICOS, REPOUSO E MUITO LÍQUIDO.
NÃO ACUMULAR ÁGUA PARADA.
RNA
AIDS
SECREÇÕES EM GERAL (SANGUE, ESPERMA)
NÃO HÁ, PORÉM EXISTE UMA FORMA MEDICAMENTOSA PARA ALIVIAR AS COMPLICAÇÕES.
USO DE PRESERVATIVOS, ESTERELIZAR MATERIAIS METÁLICOS (ALICATES DE UNHAS)
RNA
RAIVA
MORDIDAS DE CÃES, GATOS, MORCEGOS E OUTROS ANIMAIS SILVESTRES.
NÃO EXISTE TRATAMENTO PARA RAIVA E SIM PROGRAMAS DE PROFILAXIA E VACINAÇÃO DOS ANIMAIS.
EVITAR TER CONTATO COM ANIMAIS SILVESTRES OU DOMÉSTICOS QUE SE SUSPEITE DE ESTAR CONTAMINADO.
RNA
HEP. B
SANGUE E RELAÇÃO SEXUAL
REPOUSO E ACONSELHA-SE O DOENTE A NÃO CONSUMIR BEBIDAS ALCOÓLICAS E ALIMENTOS OU MEDICAMENTOS QUE POSSAM SER TÓXICOS PARA O FÍGADO.
USO DE PRESERVATIVOS
DNA
HEP. C
SANGUE E RELAÇÃO SEXUAL
O TRATAMENTO É FEITO COM 2 DROGAS:
- RIBAVIRINA + INTERFERON PEGUILHADO
.
USO DE PRESERVATIVOS
RNA



09. Das doenças abaixo, a que NÃO é causada por vírus é:
a) Síndrome da Imunodeficiência Adquirida.
b) Dengue.
c) Tétano.
d) Influenza.
e) Raiva.

RESPOSTA: C

10. Os estudos sobre as formas de replicação dos vírus intensificaram-se nos últimos anos, objetivando encontrar meios mais eficientes de prevenção e tratamento de doenças virais nos seres humanos. Tais estudos têm demonstrado que existem diferentes tipos de vírus e diferentes formas de replicação. Os vírus de RNA de cadeia simples podem ser divididos em três tipos básicos, conhecidos como vírus de cadeia positiva, vírus de cadeia negativa e como retrovírus.

Com relação aos diferentes tipos de replicação dos vírus, analise as afirmativas abaixo.
I - Os retrovírus contêm cadeias simples de RNA, enzima transcriptase reversa e produzem DNA tendo como modelo o RNA viral.
II - Os vírus de cadeia negativa possuem RNA genômico com as mesmas seqüências de bases nitrogenadas dos RNA mensageiros (RNAm) formados. Dessa maneira, moléculas de RNA servem de modelo para a síntese de moléculas de RNA complementares à cadeia molde.
III - Os vírus de cadeia positiva possuem RNA genômico com seqüências de bases nitrogenadas complementares às dos RNAm formados. Desta maneira, moléculas de RNA servem de modelo para a síntese do RNAm.
IV - Os retrovírus contêm uma cadeia de RNA dupla hélice que serve de base para a transcrição do DNA necessário à replicação.

Marque a alternativa correta.
a) Somente II e III são corretas.
b) Somente IV é correta.
c) Somente I é correta.
d) Somente I, II e III são corretas.



RESPOSTA: C





MAIS UM POUCO SOBRE VÍRUS:

àVacinas virais:

                    As vacinas são soluções médicas eficazes para prevenir algumas infecções virais. Elas podem ser produzidas a partir de vírus inativados ou atenuados, ou a partir de subunidades de proteínas virais. Uma vez introduzidos num indivíduo, os componentes das vacinas são capazes de estimular o organismo a produzir uma resposta imunológica humoral e/ou celular. O indivíduo desenvolve memória imunológica quando é exposto uma ou algumas vezes aos antígenos presentes na vacina. A vacinação é empregada com o objetivo de prevenir a manifestação de doenças virais futuras. Portanto, vacinas não são aplicadas com o intuito de curar viroses já instaladas, mas sim para evitar o desenvolvimento da doença.

                   A vacina Sabin, usada para prevenir a poliomielite (ou paralisia infantil), é uma das vacinas virais atenuadas mais amplamente utilizadas no mundo. Testes com macacos demonstraram que o vírus atenuado, diferentemente da cepa viral patogênica, não possui virulência contra os tecidos nervosos do cérebro e da medula espinhal. Porém, como o organismo não diferencia um vírus do outro, ele passa a produzir os anticorpos necessários, imunizando o indivíduo vacinado contra o vírus da poliomielite.



àDrogas antivirais:

                    Oseltamivir, um antiviral com ação seletiva contra Influenzavirus A e B.

                      As drogas antivirais são substâncias utilizadas no tratamento específico contra determinados vírus. Entre as principais substâncias antivirais, estão: o aciclovir, contra o herpesvírus;, a ribavirina, contra o vírus da hepatite C; o oseltamivir, contra o vírus da gripe; o ritonavir, o indinavir, a zidovudina, entre outras, contra o vírus da AIDS. Diferentemente do que ocorre nos casos de infecções bacterianas, os antibióticos não são úteis contra infecções virais. O uso abusivo e inadequado de antibióticos, como contra infecções virais, tem se tornado um grave problema de saúde pública por ser uma das causas do recorrente surgimento de bactérias resistentes a múltiplos antibióticos.



Curiosidades:



- Exemplos de doenças humanas provocadas por vírus: hepatite, sarampo, caxumba, gripe, dengue, poliomielite, febre amarela, varíola, AIDS e catapora.



- Os antibióticos não servem para combater os vírus. Alguns tipos de remédios servem apenas para tratar os sintomas das infecções virais. As vacinas são utilizadas como método de prevenção, pois estimulam o sistema imunológico das pessoas a produzirem anticorpos contra determinados tipos de vírus. 



BARBALHA TEM SUSPEITA DE RAIVA HUMANA


          O Hospital e Maternidade São Vicente de Paulo, em Barbalha poderá registrar, nos próximos dias, o primeiro caso de raiva humana deste ano no Ceará. O garoto de iniciais C.E.F. deu entrada na unidade com quadro clínico que indica a doença. O garoto já passou por exames para a confirmação da raiva, entretanto, o resultado final da analise ainda não foi concluído.
          O menino, que tem nove anos e é natural da cidade de Jati, deu entrada no Hospital São Vicente de Paulo com um quadro de inquietação, febre e vômitos. Ele foi encaminhado pelo Hospital Geral de Brejo Santo e chegou com hipótese diagnóstica de meningite. No entanto, a equipe médica do hospital barbalhense afastou essa possibilidade.
          A suspeita de raiva humana surgiu depois que os médicos foram informados que C.E.F. havia sido mordido por um animal silvestre, um sagui, há 30 dias. O garoto não havia realizado a prevenção da doença. Os profissionais solicitaram parecer de um neurologista e de um infectologista para que o tratamento fosse iniciado.
          Amostras da saliva da criança formam encaminhadas ao Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará (Lacen), onde serão realizados exames. O paciente está na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica. O estado é grave, ele respira com a ajuda de aparelhos.
           Para o tratamento, os médicos utilizam o método adotado em um caso similar que aconteceu em Floresta e foi tratado no Hospital Oswaldo Cruz, em Recife (PE). Em 2008, na capital pernambucana, Marciano Gomes, na época com 16 anos, foi a segunda pessoa no mundo e primeira no Brasil a sobreviver à raiva humana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário