domingo, 9 de junho de 2013

CICLOS BIOGEOQUÍMICOS

CICLOS BIOGEOQUÍMICOS


I. INTRODUÇÃO
         São processos naturais que reciclam elementos em diferentes formas químicas do meio ambiente para os organismos, e, depois, vice-versa.
         Os ciclos estão intimamente relacionados com processos geológicos, hidrológicos e biológicos.

II. CICLO DA ÁGUA
  • Cerca de 97% do suprimento de água está nos oceanos, 2% nas geleiras e muito menos que 1% na atmosfera
  • Processos: transpiração, respiração, evaporação, excreção, precipitação.

III. CICLO DO CARBONO
       O carbono é o elemento básico da construção da vida, ele está presente nos compostos orgânicos e nos inorgânicos.
       O Carbono deixa a biota através da respiração ( liberando CO2) ou seja, C inorgânico, CO2 e HCO3- são convertidos em C orgânico pela fotossíntese, o CO2 é retirado pelas plantas na terra e nos processos com o auxílio da luz solar, através da fotossíntese. Os organismos vivos usam esse Carbono e o devolvem pelo processo inverso: o da respiração, decomposição e oxidação dos organismos vivos.

IV. CICLO DO NITROGÊNIO
      * O Nitrogênio está presente nos aminoácidos (proteínas).
      * Simbiose com bactérias fixadoras de nitrogênios
      * A diminuição de nitrogênio em solos agrícolas pode ser reduzida por rotação de culturas
      * Amonificação (transformação de compostos nitrogenados em amônia)
      * As bactérias Nitrosomonas transformam a amônia em nitrito (NO2-) (nitrosação) e as Nitrobacter o transformam em nitrato (nitratação). Esse processo todo é denominado nitrificação, e estas bactérias são conhecidas genericamente como nitrificantes.
       * O retorno do nitrogênio á atmosfera é promovido no processo de desnitrificação, realizado por bactérias desnitrificantes, que transformam o nitrato em nitrogênio gasoso (N2).
       * Adubação NPK

V. CICLO DO FÓSFORO
      O fósforo é um dos elementos essenciais à vida, é um nutriente limitante do crescimento de plantas, especialmente em ambientes aquáticos e, por outro lado, se presente em abundância causa sérios problemas ambientais.
       



       Boa parte do fósforo de que precisamos são ingeridos quando nos alimentamos de peixe. Nossos ossos armazenam cerca de 750 g de fósforo sob a forma de fosfato de cálcio. A falta de fósforo provoca o raquitismo nas crianças e nos adultos tornando seus ossos quebradiços.
       Com a morte das plantas e animais este fósforo retorna ao solo e é absorvido por novas plantas.

VI. CICLO DO ENXOFRE
       Enxofre é uma substância amarela encontrada no solo, que queima com facilidade. Ele entra na produção de ácido sulfúrico, uma substância muito utilizada para fertilizantes, corantes e explosivos (pólvora, palitos de fósforo...).
       O enxofre é essencial para a vida, faz parte das moléculas de proteína, vitais para o nosso corpo. A natureza recicla enxofre sempre que um animal ou planta morre.

VII. CICLO DO OXIGÊNIO
       O oxigênio é o elemento mais abundante em massa na crosta terrestre e nos oceanos, e o segundo na atmosfera. O ciclo do oxigênio descreve o movimento do oxigênio entre os seus três reservatórios principais: a atmosfera, a biosfera e a litosfera.




Nenhum comentário:

Postar um comentário